“Árvore Genealógica” mostra a influência familiar na política tocantinense. Confira quem é parente de quem:

árvore
“Árvore Genealógica” da política tocantinense

Por: @eduardoazev

Durante a última semana o Blog do @eduardoazev realizou uma pesquisa para montar uma espécie de “Árvore Genealógica” com políticos do Tocantins. A intenção é mostrar como é grande a participação – e consequentemente a influência – de famílias no cenário político estadual. Foram pesquisados os dados do governador atual, ex-governadores, senadores com mandato e deputados estaduais e federais também com mandato vigente.

A pesquisa mostrou a grande influencia do laço familiar na escolha daqueles que já foram lançados candidatos, dos que já possuíram cargo político e daqueles que têm mandato eletivo no Estado. Também foi colocado apenas o último período de mandato dos políticos analisados.

Dos seis governadores que já comandaram o Executivo apenas Carlos Henrique Gaguim (PMDB), conforme as pesquisas feitas pelo Blog, não possui parentes que já foram eleitos pelo povo ou que já se candidataram. O senador Ataídes Oliveira (PROS) também foi o único do Senado Federal que não teve familiares localizados pelo Blog ocupando algum cargo político ou parente que já disputou alguma eleição.

Dos oito deputados federais do Estado somente no caso do deputado federal Osvaldo Reis (PMDB) que não foram encontrados pela reportagem informações sobre parentes que estejam – ou que já estiveram – em cargos eletivos ou que disputaram alguma eleição.

Já no âmbito estadual, ainda de acordo com a pesquisa realizada, o cenário ficou mais equilibrado. Dos 24 parlamentares que estão em exercício, 13 possuem parentes que ocupam, ocuparam ou que já concorreram a cargos políticos.

Filhos na frente

A partir da pesquisa realizada foi constatado que 44,4% de todos os políticos pesquisados possuem relação pai/mãe e filho. Já 36,1% dos analisados possuem relação conjugal, isto é, marido e esposa. Outros 13,8% são irmãos e 5,5% foram colocados na categoria “outros”.

Para entender melhor confira abaixo a “Árvore Genealógica” da política tocantinense:

(Atualizada dia 25/11/2014 às 16h29 para inclusão do deputado José Bonifácio e alteração das estatísticas)

Anúncios

Um comentário em ““Árvore Genealógica” mostra a influência familiar na política tocantinense. Confira quem é parente de quem:

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s