Construída há quatro anos, Biblioteca da UFT está cheia de goteiras: acadêmicos relatam problemas e ex-alunos destacam melhorias

Seis baldes estavam espalhados no 1º piso da Biblioteca - Imagem: Blog do @eduardoazev
Seis baldes estavam espalhados no 1º piso da Biblioteca – Imagem: Blog do @eduardoazev

Por: @eduardoazev

Na próxima segunda-feira, 16, a Biblioteca Central da Universidade Federal do Tocantins (UFT) – Campus de Palmas fará quatro anos. No entanto alguns problemas destacados há alguns anos por alunos e órgãos representativos da faculdade ainda persistem. Em 2011, antes de ser inaugurada, o Diretório Central dos Estudantes (DCE/UFT) já havia se manifestado, afirmando que o local apresentava goteiras em seu interior.

Em 2012, DCE também relatou problemas - Imagem: Reprodução/Facebook
Em 2012, o DCE também relatou problemas – Imagem: Reprodução/Facebook

Alguns alunos da UFT afirmaram ao Blog do @eduardoazev que a situação já causou problemas até mesmo para o acervo bibliográfico. “Sei que já estragou livros de outros cursos. Alagou uma parte da biblioteca que teve de ser fechada durante alguns dias até arrumarem e tentarem recuperar o que dava”, afirmou o estudante do 9º período de Arquitetura e Urbanismo Renato Perelopes. Ele destacou ainda que não retornou à biblioteca depois do início do período chuvoso para saber se  os transtornos já teriam sido resolvidos.

Neste sábado, 07, o Blog do @eduardoazev foi até o local e observou que o problema no telhado ainda existe. No total foram contados seis baldes espalhados na região central do 1º piso. Algumas goteiras também foram encontradas pela reportagem no piso superior. Além das imagens, uma fato interessante chamou a atenção. Um aviso aos usuários da biblioteca que dizia o seguinte: “É expressamente proibida a entrada e a ingestão de comidas e bebidas, exceto água, que deve estar acondicionada em um recipiente com tampa, caso contrário também não será permitida dentro da Biblioteca”. Na desobediência das condições os acadêmicos estariam sujeitos à  “Instauração de processo disciplinar ao usuário”

Aviso "inusitado" para biblioteca com goteiras - Imagem: Blog do @eduardoazev
Aviso “inusitado” para biblioteca com goteiras – Imagem: Blog do @eduardoazev
Goteira no piso superior - Imagem: Blog do @eduardoazev
Goteira no piso superior – Imagem: Blog do @eduardoazev

O estudante do 10º período de Engenharia Elétrica Evandro Henrique disse que já viu as goteiras na biblioteca. Ele acredita que elas não atrapalhem. “Mais pela questão visual mesmo”, completou.

No entanto o estudante de medicina Lucas Vieira afirmou que o problema atrapalha muito quem estuda em grupo nas mesas do local e ressaltou que os problemas são grandes para uma biblioteca “nova”. “Isso não era pra acontecer. Ainda corre o risco de molhar livros e aumentar a umidade lá dentro. Pode estragar o acervo”, declarou.

Já a estudante de comunicação Social – Jornalismo Bruna Camila relatou outro problema que afeta alguns alunos. “falta mais lugares com tomada pra quem estuda pelo computador”, disse.

Ex-alunos destacam melhorias

Mesmo com as dificuldades encontradas na Biblioteca atualmente é válido lembrar a situação do antigo lugar que servia para os estudos e pesquisa dos acadêmicos da UFT. O local, antes espremido em uma das salas que hoje pertence ao curso de Arquitetura e Urbanismos, não atendia com qualidade os acadêmicos.

O engenheiro ambiental Karllayle Azevedo, formado pela universidade em 2010, relata como era a biblioteca antigamente. “Quando eu comecei ela ficava no Bloco 1. Era pequena com muitos livros e pouca área para estudo ou pesquisa. Tudo muito abarrotado”, afirmou. Já a ex-aluna de engenheira de alimentos Áglia Cristielle também destacou a simplicidade da Biblioteca quando ela ficava no térreo do Bloco 1. “Depois que fizeram a nova melhorou muito”, completou.

O Blog do @eduardoazev mandou um email para à UFT na manhã desta segunda-feira, 07, questionando se há alguma previsão para de reforma na Biblioteca do Campus de Palmas. Até a publicação da matéria a reportagem ainda não havia obtido resposta da instituição.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s