DCE-UFT – Dois meses depois de eleita, Chapa ainda não tomou posse: “Peço desculpas”, diz presidente eleita

 

chapa eleita
Chapa única foi eleita em dezembro de 2015 – Imagem: Reprodução/Facebook

Por @eduardoazev

Dois meses e quatro dias depois de ter sido eleita, a Chapa “Da Unidade Vai Nascer a Novidade”, ainda não tomou posse no Diretório Central dos Estudantes da Universidade Federal do Tocantins (DCE-UFT). Neste período, a Comissão Eleitoral que organizou o Pleito é quem estava responsável pela representação dos alunos da UFT. Pensando nisso, oBlog do @eduardoazev entrou em contato na noite desta quinta-feira, 18, com a presidente eleita, Cinthia Santos Silva, do curso de Ciências Econômicas, para uma entrevista, que foi realizada por telefone.

Durante a conversa Cinthia não soube responder alguns questionamentos, como, por exemplo, se a Comissão Eleitoral publicou – ou não – o resultado da Chapa vencedora. Ela chegou a pedir desculpas pelo fato do grupo ainda não ter tomado posse.

Outro ponto destacado é a questão da presidente eleita não ter conhecimento de que a Comissão Eleitoral é quem está representando os alunos nas discussões que envolvem as eleições da reitoria. Inclusive um membro da Comissão Eleitoral para as eleições do DCE-UFT, se “autoindicou” para uma das vagas e, portanto, está representando (nós) os discentes nas duas comissões. Outra questão levantada foi o fato do ex-presidente do DCE-UFT, Vanicleisson Karajá, ser o outro representante dos acadêmicos.

Em contrapartida, a presidente afirmou que neste período de dois meses a equipe confeccionou um Projeto de Gestão, que será apresentado no próximo dia 27 de fevereiro em Araguaína, às 19h, no Cimba. Essa será a primeira ação do DCE-UFT.

Para entender melhor, confira a entrevista realizada para a produção da matéria:

@eduardoazev: Porque vocês ainda não tomaram posse?

Cinthia: “Vou dar o exemplo de Araguaína. Nós temos dois membros da cidade de Araguaína, e aqui as aulas voltaram em fevereiro. É um outro calendário”.

@eduardoazev: Mas mesmo assim, o que isso interfere na Posse de vocês? É apenas um rito oficial né?

Cinthia: Como?

@eduardoazev: É um rito oficial a posse no DCE-UFT, para que vocês possam exercer suas atividades, e de fato a chapa foi eleita para representar os alunos.

Cinthia: O DCE estava sendo representando pela Comissão Eleitoral.

@eduardoazev: Mas vocês é que foram eleitos… Então qual a representatividade que você pode assegurar para os alunos, sendo que vocês deixaram tanto tempo (dois meses e quatro dias), sem dar um respaldo, sem tomar posse?

Cinthia: Como eu te disse… A gente entendeu, né? Esse conceito de calendário, de eleição. Você entende que foi ruim ter uma eleição em dezembro? Você entende que foi um final de ano? Foi um tempo ruim…

@eduardoazev: Eu entendo que vocês assumiram essa responsabilidade e ficaram dois meses sem tomar posse, é essa a questão que estamos debatendo nessa matéria, inclusive como estudante que eu sou…

Cinthia: Eu entendo, e a gente está tentando consertar as coisas que estão acontecendo na universidade, sabe? Ouvindo muito os alunos e um tempo para refletir também tudo o que está acontecendo. Peço desculpas se foi falha da chapa isso, de não ter tomado posse antes.

@eduardoazev: Mas poderia ter tomado posse antes Cinthia?

Cinthia: Como eu te disse…

@eduardoazev: Poderiam ter tomado posse antes, vocês que venceram?

 

Cinthia: Acho que tudo é uma questão de analisar o cenário também, entendeu?

@eduardoazev: Regimentalmente, você como presidente eleita do DCE-UFT que tomará posse oficialmente a partir de amanhã, vocês poderiam ter tomado posse antes?

Cinthia: Olha, a posse conforme o regimento são 24h depois que o resultado é publicado né…

@eduardoazev: Então a resposta está exatamente nessa questão Cinthia.

Cinthia: Mas onde é que a Comissão Eleitoral publicou o resultado da Chapa vencedora?

@eduardoazev: Você foi eleita a presidente Cinthia, você tem que me dizer isso…

Cinthia: Não Eduardo, tudo bem, então assim amanhã (dia 19/02/16) a gente vai tomar posse, a gente tem que ver o lado bom também né? Que agora a gente tem um DCE e você pode cobrar isso.

@eduardoazev: Eu queria que você me respondesse qual o respaldo que vocês podem dar, sendo que poderiam tomar posse em 24h e deixaram passar dois meses. Como é que vocês vão ter uma responsabilidade com os alunos da UFT, se vocês não tiveram responsabilidade com a posse de vocês como representantes desses discentes?

Cinthia: Como eu te disse é uma questão de análise de cenário. Entendeu? A gente ia ficar o quê, dois meses sem aula, né? Dezembro quase todo sem nada, sem poder fazer um pouco de gestão. Dava pra fazer o quê? Janeiro também perdido, porque a gente não teria aula. Dez dias faltando em janeiro para Araguaína, ou seja, Araguaína só em fevereiro. É uma análise de cenário também Eduardo. Não é uma questão de só “vamo tomar, vamo”, mas vamos fazer o quê? É muito pior a gente ter tomado posse em dezembro e não ter feito nada, entendeu? Do que a gente tomar posse agora e já ter organizado um Plano de Gestão, que vamos apresentar amanhã (19/02/16), um Plano que será discutido todo no dia 27, e se você for colocar nessa matéria também espero que você convide, né? Os alunos da universidade a participarem e você também está convidado a participar, pra gente discutir esse Plano de Ação do DCE-UFT junto com os Centros Acadêmicos, os alunos que realmente são críticos, como você que está fazendo essa matéria, né? E discutir com a gente também uma Universidade melhor, entendeu?

@eduardoazev: Mas sabe o quê que aconteceu Cinthia, sobre essa omissão que houve, a Histefânia Alves é presidente da Comissão Eleitoral que coordenou as eleições do DCE-UFT. Esse mesmo DCE-TO é quem indicaria os estudantes para estarem representando os alunos agora nas eleições para a Reitoria. O que acontece, a Histefânia se “autoindicou” (para uma das vagas no dia 16/02/16).  Olha já o problema que deu…

Cinthia: Disso eu não posso te confirmar nada…

@eduardoazev: Eu que estou te afirmando, estou te repassando essa informação, porque ela agora está nas duas Comissões, então já é um problema. Outra situação é a do Vanicleisson Karajás, você o conhece?

Cinthia: Conheço, o ex-presidente (do DCE-UFT), né?

@eduardoazev: Você deve ter acompanhado a Gestão dele também né?

 

Cinthia: Tive (acompanhando) na universidade, teve um período de greve, mas estive…

 

@eduardoazev: Você sabe bem como foi a gestão dele. Ele é a outra pessoa que está representando os alunos agora nessa Comissão, que auxiliará nas eleições da Reitoria. Então, tudo nessa omissão do DCE-UFT, para você ver o que aconteceu. Esses problemas são alguns que eu consegui identificar até agora. Mas eu queria agradecer você pela atenção tá bom, por ter respondido às perguntas.

Cinthia: Se você puder ajudar a gente a divulgar, dia 27 de fevereiro agora, vai ser um Projeto piloto do DCE-UFT como primeira ação, em Araguaína às 19h no Cimba. É um evento para discutir o Plano de Gestão do DCE-UFT, o que os alunos querem do DCE-UFT. É isso que a gente quer discutir… E o quê que você Eduardo, quer hoje do DCE-UFT?

@eduardoazev: Como Cinthia? Eu queria que ele tivesse tomado posse, de verdade. Eu queria exatamente isso, que vocês realmente tivessem feito isso para posteriormente serem questionados como entidade, porque hoje vocês ainda não são né? Era isso que eu queria.

Cinthia: É…

@eduardoazev: A gente agradece novamente a atenção Cinthia.

@Cinthia: Tranquilo.

@eduardoazev: Muito obrigada!

Cinthia: De nada!

MEMBROS

Conforme divulgado na página do facebook da Chapa, 12 pessoas foram eleitas para representar os estudantes. São eles:

dce

Anúncios

2 comentários em “DCE-UFT – Dois meses depois de eleita, Chapa ainda não tomou posse: “Peço desculpas”, diz presidente eleita

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s