ELEIÇÕES UFT: Após desistir de se candidatar e de declarar apoio a uma das chapas, Elvio Quirino assume Comissão Eleitoral

elvio
Elvio Quirino – Imagem: Reprodução/Facebook

 

Por: @eduardoazev

 

Na última semana a Seção Sindical dos Docentes da Universidade Federal do Tocantins (Sesduft) indicou os professores Elvio Quirino, do curso de Economia, e Marcos dos Santos, de Arquitetura e Urbanismo, para serem os novos representantes docentes na Comissão Central do processo eleitoral que elegerá o novo reitor e vice-reitor da Universidade Federal do Tocantins (UFT). Eles assumirão os postos deixados pelos professores José Manoel Miranda e Paulo Cléber Teixeira.

Em entrevista ao Blog do @eduardoazev, o professor Élvio Quirino afirmou que a substituição se deu pelo fato de Miranda e Teixeira estarem com problemas de saúde. Ele declarou ainda que não estava animado para fazer parte da Comissão Central, mas aceitou a proposta com a intenção de colaborar com o processo.

OFÍCIO
Ofício informando a substituição – Imagem: Reprodução/Facebook

Questionado pela reportagem se já houve alguma mudança no pleito com esta substituição, Quirino assegurou que eles darão prosseguimento nos trabalhos já desenvolvidos pela antiga composição. “A gente vai seguir rigorosamente o Plano de trabalho montado inicialmente pela comissão. Estamos dando continuidade ao trabalho de operacionalização do processo eleitoral e o nosso papel é organizar a eleição dentro de um regimento que foi definido pelas entidades organizadoras”, disse.

Além dos docentes, também fazem parte da Comissão Central, representantes dos estudantes e dos Técnicos da UFT.

APOIO À ISABEL E BOVOLATO

Em entrevista divulgada pelo Blog do @eduardoazev no dia 20 de fevereiro deste ano, Quirino demonstrou o seu interesse em sair candidato à reitoria da UFT. No entanto, um dia depois, ele divulgou por meio de postagens na rede social facebook, que não se candidataria. Na ocasião ele declarou apoio à candidatura da vice-reitora, Isabel Auler, e do diretor do Câmpus de Araguaína Luis Eduardo Bovolato.

Questionado pela reportagem se a sua colocação neste pleito poderia interferir no processo eleitoral, Quirino afirmou que a partir do momento em que assumiu o posto de membro da Comissão, seus posicionamentos estão “anulados”. “Nosso interesse é que a pesquisa seja organizada até o dia 22, seguindo o cronograma inicial proposto pela comissão. Absolutamente não (interferirá). No meu caso sou professor com 25 anos de carreira pública, e conheço o processo eleitoral da UFT”, completou.

Quirino ainda deixou claro que os membros da Comissão Central não podem adesivar os seus carros, não podem participar de reunião de chapas e não podem fazer manifestações públicas sobre suas preferências eleitorais. Ele não comentou se isso também serviria como regra para a escolha de quem viesse a assumir posto na Comissão, como é o seu caso.

TRANSPARÊNCIA

Durante a entrevista, Quirino destacou que primará pela transparência do processo eleitoral. De acordo com ele, a Comissão visitará a Procuradoria Federal da UFT para mostrar todos os seus documentos, entre eles a lista de eleitores. O professor ressaltou ainda que na próxima sexta-feira, 11, também procurará o Ministério Público Federal (MPF) e a Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Tocantins (OAB-TO), para mostrar o cuidado com que estão administrando o processo eleitoral.

“A UFT nunca teve problemas em suas eleições para reitoria. Ela pode ter todos os defeitos, mas acreditamos que o bom senso tanto das chapas quanto dos membros da comissão eleitoral e da comunidade acadêmica deve prevalecer nesse processo”, completou.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s