ELEIÇÕES UFT: Substituição de quatro membros da Comissão Eleitoral, impedidos agora podem votar e até aceitação da Carteirinha do Seturb: confira as mudanças que ocorreram no processo eleitoral

Eleições
Eleições ocorrerão no dia 22 de março deste ano

Por: @eduardoazev

 

No dia 17 de fevereiro foi publicado o regimento eleitoral que manteria as regras das eleições para a reitoria da Universidade Federal do Tocantins (UFT).

Entretanto, no último dia 08 de março um novo comunicado assinado pela Comissão Eleitoral, composta por quatro membros diferentes e apenas dois membros originais, mudou pontos no regimento que podem interferir de forma significativa nas votações, que ocorrerão no dia 22 de março.

MUDANÇAS

Em fevereiro constava como representante do Diretório Central dos Estudantes (DCE-UFT) a acadêmica Histefânia Costa Alves. No entanto, por meio do comunicado nº 01, de 23 de fevereiro, a acadêmica do curso de Economia Maria do Socorro Lopes Macedo foi escolhida como a nova representante do DCE-UFT.

Da mesma forma ocorreu com o representante do Sindicato dos Técnicos Administrativos da Universidade Federal do Tocantins (Sintad) Marcos Antônio Baleeiro, que foi substituído no mesmo comunicado nº 1 pelo servidor Davi Ferreira da Silva.

Posteriormente, conforme já adiantado pelo Blog do @eduardoazev, o professor Elvio Quirino (novo presidente da Comissão Central) e Marcos dos Santos substituíram, respectivamente, os professores José Manoel Miranda e Paulo Cléber Teixeira, que se afastaram por problemas de saúde.

POST 1
Comparação entre a composição original e a atual – Imagem: Reprodução/UFT

Diferentemente do que foi dito pelo professor Quirino, que afirmou que seguiria “rigorosamente o Plano de trabalho montado inicialmente pela comissão”, pontos importantes do regimento foram incluídos e/ou alterados, ocasionado uma mudança significativa no processo, conforme pode ser observado na análise a seguir feita pela reportagem.

Na decisão inicial, os professores e técnicos afastados por interesse particular ou cedidos, além dos alunos com matrículas trancadas estavam impedidos de participar do processo eleitoral:

POST 2
Aptos a participarem da Pesquisa Eleitoral conforme determinação da Comissão Eleitoral Original

Após a posse de Quirino e Santos, essas categorias – que estavam impedidas de participar da Pesquisa Eleitoral – passaram a ter direito ao voto:

POST 3
Aptos a participarem da Pesquisa Eleitoral após a mudança de membros da Comissão Eleitoral

Em suma, ficou estabelecido que se você possuir matrícula na UFT você poderá votar, uma mudança realizada em meio ao processo de Pesquisa Eleitoral e que de fato pode vir a interferir na eleição.

No início da tarde desta sexta-feira, 11, o Blog do @eduardoazev solicitou à Diretoria e Comunicação (Dicom) da UFT a quantidade professores e servidores técnicos que estão afastados, cedidos ou licenciados e a quantidade de alunos da Universidade que estão com matrículas trancadas. Em resposta, a Dicom disse que solicitaria as informações e que tão breve tenha acesso a elas, repassaria à reportagem.

Outro ponto que foi modificado e poderá interferir de forma significativa a Pesquisa Eleitoral são os documentos aceitos para a identificação na hora do voto. Anteriormente, no adendo nº 01, assinado no dia 22 de fevereiro pelo então presidente José Manoel Miranda, constavam os seguintes documentos que seriam aceitos como identificação para votação:

POST 4
Documentos aceitos para identificação de quem poderá votar, conforme determinação da Comissão Eleitoral Original

Entretanto, após a posse dos novos membros, Elvio Quirino e Marcos dos Santos, a relação de documentos tornou-se mais abrangente, pois será aceito até mesmo a Carteirinha de Transporte do Seturb:

POST 5
Documentos aceitos para identificação de quem votará, conforme decisão da Comissão Eleitoral após a mudança de alguns membros

O Blog do @eduardoazev conversou com membros dos Centros Acadêmicos de Nutrição, Jornalismo e Direito e foi informado por eles que nenhum dos processos eleitorais dos respectivos cursos aceitam carteirinha do Seturb como documento para votação. No entanto, foi informado pelos membros dos cursos de Nutrição e Jornalismo, que os seus respectivos processos eleitorais aceitam a carteirinha do Restaurante Universitário (RU) como documento legal para comprovação de matrícula e, consequentemente, para votação em seus pleitos.

Ao Blog do @eduardoazev, Quirino afirmou nesta quinta-feira, 10, que a aceitação da carteirinha, assim como de outros documentos, foi amplamente debatida pela Comissão, e que foi autorizada a sua utilização para uma maior participação no processo. Ele também reforçou que para a confecção dessas carteirinhas, são apresentados documentos oficias, o que garantiria a lisura na apresentação do documento por parte do eleitor.

CHAPAS

O Blog do @eduardoazev também entrou em contato com os concorrentes das duas chapas solicitando um posicionamento sobre estas mudanças.

O candidato da chapa UFTLivre, professor José Expedito Cavalcante, informou que foi protocolado um documento solicitando à Comissão Eleitoral que mantivesse as decisões anteriores tomadas pela composição original. “A comissão eleitoral que elaborou os documentos normativos, construídos a partir do diálogo entre a comissão e a comunidade, presidida pelo professor Miranda. Ao inscrever a chapa faz parte do processo a concordância com as normas vigentes”, afirmou. De acordo com Expedito, a solicitação ainda não foi respondida.

As informações do documento na íntegra, que segundo Expedito foi protocolado para a Comissão, pode ser conferido aqui.

A reportagem também entrou em contato com a candidata, Isabel Auler, da Chapa Confiança e Participação, que afirmou estar em uma reunião fora de Palmas e que não poderia falar naquele momento. O espaço se mantém aberto caso a chapa queira se posicionar.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s