Como as crianças lidam com o atual contexto de discussões políticas?

Por: Agência Brasil

O Tarde Nacional desta quinta-feira (24) falou de como o contexto político polarizado e as discussões acirradas e acaloradas podem influenciar negativamente as crianças. A entrevistada foi a psicóloga e representante do Conselho Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente (Conanda), Josiane Gomes Soares, que também integra o Conselho Federal de Psicologia.

Segundo Josiane, as crianças estão vendo e sentindo toda a movimentação. Por isso, o momento é oportuno para promover conversas sobre ética, política e principalmente sobre o respeito à opinião do outro.

O que não é saudável, segundo a psicóloga, são as discussões acaloradas, os discursos nervosos, com ofensas a políticos ou a parentes que pensem de maneira diferente. Josiane Soares chegou a comparar as mudanças no relacionamento entre parentes (causadas por posicionamentos políticos divergentes) à alienação parental. “Pode mudar a forma como as crianças veem os parentes”, disse ela.

A representante do Conanda acredita que o primeiro passo para proteger as crianças nesse contexto é não permitir o acesso dos menores de 12 anos às redes sociais. Ela também desaconselha que as crianças sejam levadas às ruas em dias de manifestações, o que considera uma exposição desnecessária.

Para Josiane Soares, os pais e responsáveis devem ter sensatez, não exigindo que as crianças tomem partido. “As pessoas estão confundindo o que é o processo democrático: o processo democrático não é fazer com que sua opinião seja aceita a qualquer preço”, acrescentou.

Ela ainda alerta para o fato de que as crianças, que hoje associam a política a conflitos, podem, no futuro, formar uma geração apolítica, sem interesse nenhum pelo assunto.

Ouça a íntegra da entrevista clicando AQUI.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s