DIVERSÃO LONGE DO WIFI: Educadora mobiliza mães e pais em Palmas e realiza “1º encontro da Turma do Maurício” para incentivar nas crianças o hábito da leitura

Por: Eduardo Azevedo

Muita diversão, brincadeiras, café da manhã, mas principalmente muito incentivo à leitura para as crianças e tudo isso, claro, longe da internet. Esse foi cenário do 1º Encontro da “Turma Do Maurício” em Palmas, que ocorreu no último sábado, dia 21 de maio, na Praça da Árvore.

Uma ideia da pedagoga Adriana Aguiar, que mobilizou mães, pais, avós, adolescentes e adultos em um verdadeiro encontro de gerações. O evento conseguiu reunir 75 crianças em atividades de leitura, voltadas para obras do escritor e cartunista, Mauricio de Sousa. Ele, que é membro da Academia Paulista de Letras, é conhecido em todo o Brasil por ter criado “A Turma da Mônica” e vários outros personagens de história em quadrinhos.

encontro de geracoes - Educadora mobiliza mães em Palmas e realiza 1º encontro da Turma do Maurício para incentivar nas crianças o hábito da leitura
Além de muita leitura, teve também o encontro de gerações  ❤ – Foto: Manoel Lima Barros

De acordo com Adriana, a ideia de realizar um encontro começou quando ela, por coincidência, conheceu Mauricio de Sousa. “Eu o conheci no ano passado e a gente conversou muito durante um voo. A partir daí ele começou a enviar semanalmente materiais de sua autoria e comecei a doar a diversas crianças próximas de mim. Ele chegou a pedir o nome daquelas que convivem comigo. Reuni nomes de filhos de amigos, de colegas de trabalho e enviei para ele, que mandou de volta livros com 35 autógrafos para as crianças”, disse.

Entretanto, a pedagoga declarou que somente a doação do material, sem saber o que os pequeninos estavam achando dos livros, estava criando uma atividade muito vaga, sem interação. Foi aí que ela teve a ideia de realizar o 1º Encontro da Turma do Maurício.

“Foi uma realização onde todo o trabalho foi voluntário. Mobilizamos diversos profissionais, mães, pessoas que gostam tanto da leitura, quanto de lidar com crianças e jovens e que tinham disponibilidade de realizar esse trabalho de incentivo à leitura. O nosso objeito foi o de agregar a atividade da leitura a alguma outra atividade lúdica. Nesse caso fizemos um café da manhã com as crianças, para o grupo se integrar e se conhecer”, destacou.

AAAA - 6
Adriana (esq.) foi a idealizadora do encontro “Turma do Maurício” – Foto: Manoel Lima Barros

A reação nas redes sociais foi imediata. Em uma postagem feita pela jornalista, Cléo Oliveira, uma das voluntárias no encontro, mães que participaram elogiaram a iniciativa e muitas outras mostraram interesse em participar das próximas reuniões. “Os encontros sempre terão atividades ao ar livre, para a galerinha saber que também há diversão longe do wifi”, reforçou a jornalista.

FEEDBACK

Em entrevista ao Blog Eduardo Azevedo, Adriana fez uma avaliação extremamente positiva do 1º encontrou. “Foi Muito satisfatório ver pais, mães, profissionais diversos envolvidos destinando tempo para algo tão nobre que é o estímulo à leitura. Me senti de fato homenageando o Maurício de Sousa pelos seus 80 anos de vida e sobretudo pelo bem que ele faz a cada leitor”, afirmou.

Ela comentou ainda, que conversou por telefone com o cartunista neste domingo, dia 22 de maio, para falar sobre o evento. Para a pedagoga, ele disse que teve duas grandes emoções no dia. “Saber do nosso evento e a notícia de que um dos filhos dele conquistou a primeira colocação em um concurso de bandas em um programa de televisão. Ele é muito atencioso”, completou Adriana.

PRÓXIMO ENCONTRO

O 2º encontro da “Turma do Maurício” já está com data marcada. Ele acontecerá no dia 18 de junho, às 16h, na Praça dos Girassóis em Palmas e terá com tema “Turma do Maurício em… Pintando a Praça”. A estimativa é a de que compareçam mais famílias e, portanto, haverá a necessidade de mais voluntários. Quem quiser mais informações sobre como ajudar, pode mandar uma mensagem inbox para o facebook da pedagoga Adriana Aguiar ou no facebook da jornalista Cléo Oliveira.

Você que gosta de leitura e do cartunista Maurício de Sousa não pode ficar de fora. Afinal, quem sabe as surpresas que podem aparecer no próximo encontro não é mesmo?

MAIS FOTOS

Este slideshow necessita de JavaScript.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s