JUFTS: CA de Zootecnia e Atlética de Medicina Veterinária da UFT emitem notas de repúdio e falam sobre irregularidades em seletiva: DCE diz que buscou ampla participação das equipes e faz prestação de contas

Por: Eduardo Azevedo

O Centro Acadêmico de Zootecnia e A Associação Atlética de Medicina Veterinária Puro Sangue, da Universidade Federal do Tocantins (UFT), emitiram notas de repúdio às seletivas dos Jogos Universitários da UFT (Jufts), que ocorreram em Araguaína entre os dias 13 e 15 de maio deste ano. De acordo com as notas, a falta de arbitragem qualificada, assistência médica e até mesmo agressões durante a realização dos jogos comprometeram o resultado das seletivas.

“A Grande maioria dos estudantes estava participando de forma irregular, sem a devida uniformização exigida pelo regulamento e em nenhum momento a comissão organizadora tomou alguma posição sobre o ocorrido, nos mesmos jogos, não houve nenhuma fiscalização para saber se os jogadores estavam devidamente matriculados na faculdade e se poderiam competir no JUFT”, disse o CA de Zootecnia.

Na nota da Atlética de Medicina Veterinária, foi informado que o valor de R$ 10,00 foi cobrado por participante da seletiva. Eles afirmam que é necessário os esclarecimentos sobre onde foi investido essa verba, como também a prestação de contas do dinheiro arrecadado.

“Queremos também destacar ausência de assistência médica no local, o que levou um acadêmico a ficar mais de 30min esperando pelo atendimento médico, ausência de segurança para as torcidas e atletas, quando ocorreu atos de agressão física por parte de integrantes de uma das equipes e a falta de organização, onde não tinha nenhuma pessoa capacitada para fiscalizar a documentação das equipes”, disseram na nota.

Em imagens encaminhadas à reportagem foi mostrado até mesmo atletas jogando descalço, conforme pode ser observado na foto em destaque da matéria.

DCE-UFT

Em resposta, a presidente do Diretório Central do Estudantes, Cinthia Santos Silva, informou que houve o acompanhamento das seletivas por parte do DCE. Ela também encaminhou a prestação de contas do dinheiro arrecadado. Sobre as irregularidades informadas pelo CA e pela Atlética, o DCE disse que foi preciso readequar o regimento para que houvesse a ampla participação das equipes.

“Entendendo as dificuldades quanto ao que se referia as exigências do regimento geral ao que diz respeito às equipes, o que consequentemente impediria parte significativa dos times inscritos em participar, informamos a permissão do uso de equipes simples, assim como pactuado no congresso técnico os tempos de jogos e a metodologia a ser utilizada”, destacou o DCE por meio de uma carta de esclarecimento. Ainda nesta carta, o Diretório informou que os árbitros contratados possuíam conhecimentos e capacidade técnica para apitar os jogos que ocorreram nas seletivas de Araguaína.

Sobre as agressões informadas nas notas, o DCE declarou que não houve contato físico, mas mesmo assim foi feita a punição dos envolvidos. “O ocorrido registrado diz respeito a uma discussão entre os times sem ocasionar contato físico, onde um atleta do time da Unidade EMVZ se alterou o que deu origem as discussões e teve como consequência e penalidade as expulsão dos dois atletas envolvidos, posteriormente a partida transcorreu normalmente”, completou o Diretório.

Não há explicação na carta divulgada pelo DCE sobre a falta de assistência médica no processo seletivo.

 A prestação de contas do DCE você pode conferir na imagem abaixo:

prestação de contas dece processo seletivo jufts araguaina
Imagem: Reprodução/Carta de Esclarecimento do DCE-UFT

 

A Carta Explicativa divulgada pelo DCE-UFT na Integra você pode conferir AQUI.

A nota do CA de Zootecnia na íntegra você pode conferir clicando AQUI.

A nota da Atlética de Medicina Veterinária na íntegra você pode conferir AQUI.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s