INICIATIVA: Alunos de arquitetura vendem salgados para reforma paisagística de bloco da UFT

Por: Lean Felipe e Luana Nunes/UFT

A professora Márcia Rodrigues do Curso de Arquitetura da Universidade Federal do Tocantins (UFT), em parceria com a Direção do Câmpus de Palmas e dos alunos da disciplina, elaboraram um projeto que tem como objetivo a reforma do projeto paisagístico do Bloco I.

A ideia é que os alunos, durante o intervalo das aulas, se reúnam e possam vender salgados no valor de R$ 2,50. O dinheiro das vendas serão revertidos em fundos para a compra de tintas, mudas de plantas e materiais para a reforma.

A professora conta que essa é uma ideia antiga, de meados de 2010. Durante uma reunião com professores, sobre como motivar as pessoas a utilizarem melhor os espaços do Câmpus, surgiu essa proposta de trazer mais qualidade de vida às pessoas por meio desse projeto.

“Nós sentimos a necessidade de termos mais áreas de convivência, os alunos da disciplina de Paisagismo II tiveram essa percepção, então eles propuseram de trabalharmos nos entornos do bloco I”, comenta Márcia.

O Bloco I do Câmpus de Palmas concentra atividades dos cursos de Arquitetura, Jornalismo, Engenharia Ambiental e possui também laboratórios, agência bancária e copiadora. Por concentrar muitas áreas de dentro do Câmpus, esse foi o local escolhido pelos acadêmicos.

A professora nos conta que o trabalho foi totalmente coletivo e democrático, decidido em sala de aula e criado um projeto de biodiversidade. Uma das ideias é trabalhar com bosques de frutíferas, para que os alunos tenham acesso às frutas e áreas de sombra, além de flores, canteiros e plantas nativas. “Não digo que 100% das plantas serão nativas, pois quero muito inserir um flamboyant no projeto, porque ele não é nativo, mas é muito bonito” conta.

Uma das primeiras iniciativas será a construção de um octógono na entrada do Bloco I em que serão colocados bancos, praticamente um espaço de convivência. Além disso será pintado um mural nas paredes externas.

A aluna Ana Carolina produziu uma repaginação de piso que será desenhada na entrada do bloco, que consiste na planta baixa de um apartamento em escala real. “É muito gratificante executarmos o que planejamos para as pessoas do Câmpus, isso de não ficar só na teoria”, conta Ana Carolina sobre a parte prática de desenvolver esse trabalho.

A professora também nos contou que os trabalhos práticos devem começar em breve. Outras propostas serão analisadas e devem ser trabalhadas com os acadêmicos das próximas turmas da disciplina de Paisagismo II do curso de Arquitetura e Urbanismo da UFT.

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s