JUFT: Se algo mais sério acontecesse com algum acadêmico, de quem seria a responsabilidade?

Por: Eduardo Azevedo

Mais uma vez os Jogos Universitários Estudantis da Universidade Federal do Tocantins (JUFT) são criticados nas redes sociais pela falta de estrutura e suporte dada aos acadêmicos participantes.

Antes de qualquer crítica relacionada ao evento é preciso considerar o esforço de todas as pessoas envolvidas na sua organização: Diretório Central do Estudantes (DCE-UFT), Centros Acadêmicos (CAs), Diretoria de Esportes da UFT, que, mesmo sem os recursos necessários, se propuseram a realizar o melhor e maior evento esportivo da universidade.

Entretanto é preciso falar de responsabilidades.

Nas seletivas que ocorreram em Araguaína em maio, conforme divulgado em uma matéria feita por este Blog, já havia sido relatado um caso em que foi preciso atendimento médico a um dos jogadores.

Já em Palmas foi estabelecido um regulamento geral e outro específico para nortear as regras, direitos e deveres que cada um deveria seguir durante o torneio. No regulamento específico para Rugby, por exemplo, é informado que “um médico oficial designado pela organização do torneio estará presente durante as partidas”.

Conforme dito ao Blog Eduardo Azevedo por participantes da modalidade no JUFT em Palmas, não havia tal acompanhamento durante as partidas.

É importante destacar este ponto do regulamento, pois  – antes de tudo – a saúde das pessoas deve ser prioridade. Principalmente em um evento que leva o nome da maior instituição de ensino superior do Estado.

Nesta segunda-feira, 20 de junho, a acadêmica da UFT de Gurupi Su Donato postou nos diversos grupos da universidade que um atleta também passou mal em Palmas, após um dos jogos e que não teve atendimento imediato. “Não recebeu nenhum tipo de atendimento, foi para o alojamento andando sozinho e lá cuidamos dele”, disse.

“Ah, mas isso foi um caso isolado…”

É preciso exatamente de um único caso para que todo um evento seja comprometido.

Serve pra refletir.

Por experiência, sabe-se bem que na hora de receber os “louros” sempre é encontrado alguém assumir a autoria, mas e se algo mais sério acontecesse com esse acadêmico ou com qualquer outro, de quem seria a responsabilidade?

Felizmente nada de sério aconteceu com o jovem, mas, novamente, este caso serve de reflexão.

O alerta que deve ficar para todos que querem realizar eventos esportivos, é que tenham mais observação sobre o que pode ser oferecido de segurança médica aos atletas. Não raro, pode ser encontrado na imprensa relatos de pessoas que passam muito mal durante partidas e até mesmo morrem por falta de assistência especializada imediata.

Os jogos, a interação entre os acadêmicos dos mais variados Câmpus da UFT é muito importante para a universidade e para alunos. No entanto, a Reitoria, a Diretoria de Esportes, o DCE-UFT, Os CAs e todos os demais representantes da instituição devem ficar atentos para que problemas realmente sérios não venham a ocorrer em eventos futuros.

É bom repensar e PLANEJAR desde agora o que pode ser feito principalmente nesta parte da assistência médica.

Ninguém quer que um evento esportivo de tamanha expressividade para a comunidade acadêmica (quiçá em todo o Estado) seja marcado por algum incidente que, por meio de organização e planejamento, poderia ter sido evitado.

Anúncios

2 comentários em “JUFT: Se algo mais sério acontecesse com algum acadêmico, de quem seria a responsabilidade?

  1. O melhor nao foi o atleta ter passado mal mas o descado da organização, que disse que era responsabilidade nossa cuidar dele, que nos e tinhamos que chamar uma ambulancia ou levar ele pra Upaa, como capitão do time de Rugby masculino de gurupi, fiquei pasmo com essa resposta de um dos repersentates da organização do campus de gurupi!

  2. Não havia equipes médicas em nenhuma localidade, em nenhum local que ocorria às disputas. Casos do handebol, demoraram maia de 40 minuto a para a o Samu chegar. Onde atleta a encontrava em estado de convulsão

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s